InícioNotíciasPolíticaMais Médicos: ministério recebe profissionais formados no exterior para curso

Mais Médicos: ministério recebe profissionais formados no exterior para curso

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu nesta segunda-feira (14/8) 1.041 profissionais selecionados para o programa Mais Médicos, que iniciam a formação do Módulo de Acolhimento e Avaliação. O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Esta é a primeira capacitação realizada desde o retorno do programa, relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O curso de três semanas é destinado aos médicos inscritos no edital que se formaram em outros países.

Depois da capacitação, os profissionais seguem para os municípios onde foram alocados.

Entre estes médicos, 98% são brasileiros formados em medicina no exterior. Destes, 48% são formados na Bolívia, 41% no Paraguai, 3,8% na Argentina, 2,8% na Venezuela e 1,6% na Rússia. Os outros são graduados em países como Cuba, Peru, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua, Equador e Colômbia, e irão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS).

“Esse programa iniciado há 10 anos retorna hoje com força, a força de vocês médicos que acolheram o nosso chamado”, afirmou Nísia. “São vocês que estão indo para áreas mais remotas, de difícil acesso e vulneráveis. Parabéns a vocês!”

A ministra afirmou que houve, no edital, equilíbrio de gênero com um número um pouco maior de homens inscritos. “Há também um grupo pequeno de médicos e médicas indígenas, esperamos que nos próximos ciclos isso aumente”, pontuou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Carolina Dieckmann se declara para ex-BBB Davi: “Sou sua fã”

Reprodução 1 de 1 Carolina Dieckmann e Davi em montagem com fotos coloridas -...

Namorado de gêmea siamesa defende relação: “Ela é super gostosa”

1 de 1 Namorado de gêmea siamesa defende relação “Ela é super gostosa” ...

Motorista abandona caminhão com 1 tonelada de maconha e foge correndo

Divulgação/SSP 1 de 1 Imagem colorida mostra tijolos de maconha empilhadas, ao lado de...

Maquiador de Michelle diz que perfume “Mito” será lançado em maio

Agustin Fernandez havia anunciado fechamento de loja; agora, fala em reformulação de marca ...

Mais para você