InícioEditorialPolítica NacionalPGR denuncia mais 203 pessoas por atos de 8 de janeiro; total...

PGR denuncia mais 203 pessoas por atos de 8 de janeiro; total chega a 1.390

Acusados vão responder por incitação aos ataques a prédios públicos em Brasília; penas podem chegar a quatro anos de reclusão

Ton Molina/AFP – 08/01/2023

Manifestantes destroem uma janela do plenário do Supremo Tribunal Federal em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Centenas Eles romperam barricadas policiais e invadiram o Congresso, o palácio e o Supremo Tribunal Federal no domingo, em um protesto dramático contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncias contra mais 203 pessoas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o prédio da Suprema Corte – foram invadidas e depredadas. Os acusados vão responder pelos crimes de incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. Se condenados, a pena máxima pode chegar a 4 anos de reclusão. Com a nova apresentação, o número de denunciados pelo órgão sobre para 1.390, sendo 239 executores, 1.150 incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Com as denúncias apresentadas, o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR esgotou as ações relacionadas aos presos nos atos de 8 de janeiro e aos detidos no dia seguinte às invasões. No entanto, eventuais casos ainda pendentes serão avaliados e as providências cabíveis, inclusive eventuais denúncias. “A análise desses casos foi priorizada porque a maior parte das pessoas está ou esteve detida, e existem prazos legais para o oferecimento de denúncia em casos com prisão cautelar. O objetivo foi evitar qualquer conjectura relativa ao excesso de prazo”, explica o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico. Com a conclusão da etapa, o grupo vai concentrar os esforços e avançar nas investigações que buscam identificar os financiadores dos atos ou tratam da omissão de agentes públicos no dia dos ataques.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você