InícioNotíciasPolíticaPrejuízo: DF identifica três “gatos” na rede pública de água por dia

Prejuízo: DF identifica três “gatos” na rede pública de água por dia

A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) flagra quase três “gatos” por dia na rede pública de água da capital federal. No ano passado, por exemplo, a companhia realizou 36,6 mil vistorias e aplicou 3,6 multas por irregularidades encontradas nas redes. Dessas multas, 26% eram relacionadas a gatos.

De acordo com a Caesb, ligação clandestina de água — popularmente conhecida como “gato” — é crime e a multa varia de R$ 1,6 mil a R$ 9 mil. O responsável pela irregularidade ainda pode ter que arcar com a cobrança do consumo que foi fraudade pela prática.

Essa tipo de irregularidade pode ser identificado pelo alto valor na conta de água. Este ano, a Escola Classe Arniqueira descobriu uma ligação irregular instalada há, pelo menos, dois meses no local. A água que deveria abastecer apenas a unidade de ensino estava sendo desviada e utilizada por estabelecimentos comerciais próximos. A Caesb foi acionada e corrigiu o problema, orientou a diretoria da escola a fazer mudanças no sistema e a registrar uma ocorrência junto à Polícia Civil do DF (PCDF).

Caesb flagra 10 ligações clandestinas de água por dia no DF

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, explica que a prática de fraudar o fornecimento de água pode gerar prejuízos não só económicos, mas também para quem utiliza o serviço. “Os gatos, podem contaminar a água”.

Ele ainda afirma que é preciso que a população esteja atenta aos sinais de possíveis gatos na rede. “A Caesb tem quase 10 mil quilômetros de rede de água enterrada. Não temos olhos para tudo, por isso contamos com a população”, diz.

 Vazamentos Nos primeiros cinco meses deste ano, a Caesb já registrou 2,1 mil rompimentos na rede pública de abastecimento de água. Os vazamentos, que são causados principalmente por obras externas e cabos de fibra ótica, têm potencial de danificar e interromper o fornecimento de água.

“Vazamento é qualquer perda de água das tubulações. A gente separa em dois tipos – o primeiro é rompimento de rede, que são rupturas maiores provocados por terceiros e causa um vazamento em maiores dimensões. O segundo é o vazamento que são eventos que não causam tantos transtornos e são provocados por intervenção indevida ou desgaste da rede, ou ligação clandestina — os gatos. Normalmente são pequenos. Em 2024, até junho, nos fizemos 30 mil reparos, sendo 2 mil de rompimentos. Ou seja, 94% são vazamentos pequenos”, esclarece Carlos.

Em 2023, foram registrados 4.457 rompimentos na rede pública de abastecimento de água. Uma ocorrência do tipo que chamou a atenção no ano passado foi a ocorrida durante obras para revitalização das calçadas da SQN 210 na Asa Norte.

No caso, um cano, supostamente de esgoto, estourou. Segundo moradores, a entrada da quadra ficou alagada e fedida. Técnicos foram ao local para realizar os reparos necessários.​

Já em junho de 2024, uma tubulação de água rompeu e causou alagamento em uma via do Setor de Garagem e Concessionária e Veículos Sul (SGCV), região do Guará. Nessa ocasião, a Caesb informou que o rompimento foi causado pela empresa responsável pela obra de drenagem em andamento.

Tubulação rompe, chão cede e carros são engolidos em via do DF. Vídeo

Como reportar gatos ou vazamentos Ao identificar uma ligação clandestina, é fazer a denúncia. Assim, a população deve procurar a Caesb pela Ouvidoria, pelos telefones (61) 3329-9090 ou 115, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Os escritórios da Caesb também acolhem as denúncias, que podem ser anônimas. O prazo de resolução é de até 14 dias, mas costuma ser menor quando há denúncias. Outra forma é a população recorrer às administrações regionais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gestão de processos: conheça 8 vantagens

A gestão de processos é uma abordagem estratégica que visa otimizar as operações de...

Dicas para Implementar Práticas de ESG na Empresa

Implementar práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) em uma empresa não é apenas...

Kamala tem 44% dos votos contra 42% de Trump, diz pesquisa

Levantamento da “Reuters”/Ipsos foi feito após desistência de Biden e confirmação do ex-presidente como...

MP quer saber onde estão os animais do zoo de Beto Carrero World

Divulgação 1 de 1 Imagem colorida do Beto Carrero - Metrópoles ...

Mais para você