InícioEditorialPolítica NacionalSTF forma maioria para tornar réus mais 250 denunciados pelos atos do...

STF forma maioria para tornar réus mais 250 denunciados pelos atos do 8 de Janeiro

Neste sábado, 20, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para tornar réus mais 250 denunciados pelas invasões e depredações aos prédios da Praça dos Três Poderes. A análise dessas denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) começou na terça-feira passada, 16, e vai se encerrar às 23h59 de segunda-feira, 22. Este é o quinto conjunto de acusações contra participantes ativos dos atos do 8 de Janeiro. Como o tribunal ainda conta com dez ministros, pois a vaga deixada pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski ainda não foi preenchida, bastam 6 ministros para que se forme a maioria simples. Julgamento é feito no plenário virtual da Corte e votaram para receber as acusações o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes , Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Ministro Kassio Nunes votou pela rejeição das denúncias.

Até agora a Corte abriu ações penais contra 795 envolvidos nos atos, número maior do que a metade das 1.390 denúncias oferecidas pela PGR no caso. Acusados ainda podem entrar com recursos contra a abertura das ações penais. Ministros analisam o caso de cada potencial réu para avaliar se há indícios reais de participação nos crimes, de acordo com o material apresentado pela PGR.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula e 9 ministros vão ao RS no domingo para monitorar ações

Presidente foi ao Estado na 5ª feira (2.mai) e retornará para acompanhar as medidas...

Título de cidadão catarinense a Bolsonaro emperra por falta de quórum

Foto: Alan Santos/PR/Arquivo Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) 03 de maio de 2024 |...

Davi revela que enviou vídeo de cueca para se inscrever no BBB 24

Campeão do BBB 24, Davi Brito revelou como foi o seu vídeo de inscrição...

Após confirmar affair, Nina Capelly detona Buda: “Camila tinha razão”

Ao que tudo indica, a relação entre Nina Capelly e Lucas Buda não vai...

Mais para você