InícioEditorialPolítica NacionalToffoli segue Moraes, e STF tem dois votos para tornar réus mais...

Toffoli segue Moraes, e STF tem dois votos para tornar réus mais 200 pessoas por atos do 8 de Janeiro

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou favorável a tornar mais 200 denunciados pela Procuradoria-geral da República (PGR), pelas ações de vandalismo do dia 8 de Janeiroem réus no Supremo. O parecer do magistrado, proferido nesta quarta-feira, 26, acompanha o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, que na terça-feira, 25, se manifestou favorável ao julgamento para tornar os denunciados réus. O julgamento ocorre em plenário virtual, quando não é preciso argumentação, mas apenas publicação do voto no sistema online do tribunal. Os ministros terão até 23h59 do dia 2 de maio para lançar seus votos. O placar está em 2 a 0 para tornar réus os denunciados. Dez ministros estão aptos a votar. Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro.

Como a Jovem Pan antecipou, a realização em plenário virtual ocorreu a pedido do próprio Moraes e aceito pela presidente da casa, Rosa Weber. Atualmente, os 200 denunciados estão presos. Na semana passada, na primeira votação sobre o caso, a Corte aceitou denúncia e tornou réus 100 investigados pela participação nos atos. A denúncia da PGR destaca que o inquérito investiga “financiadores dos atos antidemocráticos, que prestaram contribuição material/financeira para a malfadada tentativa de golpe”. Os denunciados por participarem das ações são acusados de “alguma forma incentivarem a prática dos lamentáveis atos em área proibida e praticarem os atos de vandalismo e destruição do patrimônio público”, diz o texto.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você