InícioEditorialNotíciasVaticano permite que gays sejam padres desde que não façam sexo

Vaticano permite que gays sejam padres desde que não façam sexo

O Vaticano divulgou recentemente novas diretrizes que permitem a ordenação de homens gays como padres, desde que mantenham o celibato. Essa decisão, que foi formulada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), revoga uma norma anterior de 2016 que impedia a entrada de seminaristas com “tendências homossexuais profundas” no clero. Essa mudança é interpretada como um gesto do papa Francisco em direção à comunidade LGBTQIA+, embora a Igreja Católica ainda não reconheça o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As orientações, que podem ser acessadas no site da CEI, ressaltam que a orientação sexual de um candidato deve ser considerada, mas apenas como um dos vários fatores na avaliação de sua formação.

As novas regras foram aprovadas em novembro e já estão em vigor, com uma reavaliação programada para ocorrer em três anos. Apesar dessa postura mais inclusiva, o papa Francisco já se envolveu em controvérsias relacionadas ao tema, incluindo suas declarações sobre a presença de gays em seminários e sua posição anterior contrária à ordenação de homens homossexuais. Em uma declaração feita em janeiro de 2023, o papa afirmou que a homossexualidade não deve ser considerada um crime, mas sim um pecado. Ele também pediu a revogação de leis que criminalizam a orientação sexual, enfatizando a necessidade de conversão entre os bispos que apoiam tais legislações e a importância de agir com compaixão e compreensão.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fernanda Torres irá ao talk show de Jimmy Kimmel, adiado após incêndios

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Fernanda Torres, que ganhou o Globo de Ouro de...

Fora do Carnaval, Gracyanne se desculpa com escola de samba

Anunciada no BBB25 ao lado da irmã, Giovanna Jacobina, Gracyanne Barbosa deixou uma carta...

Terreno na Região Metropolitana de Salvador será desapropriado para construção de Almoxarifado Central de Saúde

Um terreno situado na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS),...

Apenas um dos municípios baianos em estiagem em 2024 solicitou apoio com recursos federais

Apenas um dos mais de 60 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida...

Mais para você