InícioLazer, vida e culturaSaúdeKamala publica boletim médico para comprovar estado de saúde

Kamala publica boletim médico para comprovar estado de saúde

A Casa Branca publicou neste sábado (12) um relatório médico que conclui que os 59 anos de Kamala Harris fornecem “resiliência física e mental necessária” para servir como presidente, em uma tentativa de pressionar o seu rival republicano Donald Trump a fazer uma publicação semelhante. “A vice-presidente Harris continua com excelente saúde”, disse o seu médico Joshua Simmons no relatório, acrescentando que a também candidata presidencial “possui a resiliência física e mental necessária para desempenhar com sucesso as funções da presidência”. Segundo Simmons, os exames médicos mais recentes de Kamala, realizados em abril, não mostraram nada “fora do comum” e ela está com “excelente saúde”. Relatou apenas um tratamento: imunoterapia com alérgenos por três anos para reduzir os sintomas de alergia sazonal. A vice-presidente e candidata democrata espera que este exame médico alimente o debate sobre as capacidades de Trump, que até agora se recusou a publicar qualquer informação sobre o seu estado de saúde aos 78 anos.

A questão da idade e das capacidades mentais começou a ser um fator importante nesta campanha, até que o presidente democrata Joe Biden, de 81 anos, jogou a toalha em julho, após um debate desastroso contra o ex-presidente republicano. Desde então, essa questão tem sido pouco abordada na mídia e não tem uma influência notável nas pesquisas, que estão muito acirradas entre Kamala e Trump. Recentemente, a equipe de campanha de Kamala interessou-se por um artigo do The New York Times que observava que o ex-presidente não divulgou os resultados de nenhum exame médico recente. Outro artigo do mesmo jornal analisou seus discursos recentes, concluindo que eles se tornaram mais “longos”, “confusos”, “vulgares” e “obcecados pelo passado”.

O ex-presidente mantém uma agenda forte de viagens e comícios, mas não demonstra cansaço comparável ao de Biden. Além disso, segundo as pesquisas, sua idade não é uma questão importante para os eleitores. Uma pesquisa do Gallup publicada em 10 de outubro aponta que 41% dos eleitores consideram o republicano velho demais para ser presidente novamente. A porcentagem não mudou muito desde que Kamala se tornou candidata presidencial em 5 de novembro. Segundo o Gallup, em junho 37% dos eleitores pensavam assim, enquanto mais de 60% dos americanos já acreditavam que Biden era muito velho para permanecer na Casa Branca.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líbano anuncia 15 mortos em bombardeios israelenses fora de redutos do Hezbollah

Quinze pessoas morreram neste sábado (12) em bombardeios israelenses contra três cidades localizadas ao...

Brasil tem déficit de mais de 174 mil vagas no sistema carcerário, aponta relatório do MJSP

O sistema carcerário brasileiro apresenta um déficit de 174.436 vagas, de acordo com o...

Professora denuncia racismo em campanha publicitária do Cremeb em Salvador

A professora e escritora Bárbara Carine denunciou, neste sábado (12), uma campanha publicitária do...

Papa Francisco envia mensagem ao Brasil no Dia de Nossa Senhora Aparecida e faz alerta sobre o clima

Neste sábado (12), além das celebrações do Dia das Crianças, o Brasil comemora o...

Mais para você