InícioLazer, vida e culturaSaúdeLíderes do G7 reafirmam apoio à Ucrânia

Líderes do G7 reafirmam apoio à Ucrânia

Quase mil dias após a invasão russa, os países do G7 emitem declaração dizendo que a Rússia é “o único obstáculo para uma paz justa”.Os líderes dos países do G7, as sete democracias industrializadas mais poderosas do mundo, reafirmaram neste sábado (16/11), em declaração conjunta, seu compromisso com a Ucrânia, dizendo que “a Rússia é o único obstáculo à paz”, mil dias após a invasão de Moscou ter desencadeado a guerra.

Os líderes do G7 (França, Estados Unidos, Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Itália) reafirmaram seu “forte apoio à Ucrânia pelo tempo que for necessário”.

“Somos solidários para contribuir com a luta pela soberania, liberdade, independência, integridade territorial e reconstrução” da Ucrânia, diz a declaração, publicada por iniciativa da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que detém a presidência rotativa do G7.

“Após mil dias de guerra, reconhecemos o imenso sofrimento do povo ucraniano. Apesar dessas dificuldades, os ucranianos demonstraram uma resiliência e determinação inigualáveis para defender sua terra, cultura e povo”, afirmam os líderes do G7. “A Rússia continua sendo o único obstáculo para uma paz justa e duradoura. O G7 confirma seu compromisso de impor altos custos à Rússia por meio de sanções, controles de exportação e outras medidas eficazes. Continuamos unidos ao lado da Ucrânia”, afirmam.

A Ucrânia, cujo presidente disse neste sábado que espera chegar ao fim da guerra em 2025 por “meios diplomáticos”, está enfrentando seu pior inverno desde o início da invasão russa, já que 65% da infraestrutura de energia foi destruída nos últimos meses, alertou a ONU na sexta-feira.

md (AFP, EFE)

O post Líderes do G7 reafirmam apoio à Ucrânia apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem é detido em shopping do DF com R$ 94 mil em cédulas falsas

Um homem foi detido em um shopping da Asa Norte, área central do Distrito...

Ator Tonico Pereira segue internado com pneumonia no Rio, mas respira bem

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator Tonico Pereira, 76 anos, continua internado na...

Alok lança projeto com representantes de etnias indígenas brasileiras

Quem aporta no Rio de Janeiro no início da semana é o DJ Alok....

Órgão antitruste dos EUA pode lançar nova investigação contra Microsoft

A Federal Trade Comission (FTC), órgão antitruste dos EUA, se prepara para lançar uma...

Mais para você