InícioItamaraju: Aldeia Cultural promove 9ª mostra de cinema e direitos humanos

Itamaraju: Aldeia Cultural promove 9ª mostra de cinema e direitos humanos

A Aldeia Cultural iniciou o ano de 2015 à todo vapor. Com nova diretoria, a ONG é co-parcerceira do Ministério da Cultura na 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura.

Durante o primeiro semestre de 2014, cerca de 300 escolas em todo o país vivenciaram uma experiência singular com o cinema e a produção de imagens em seus distintos contextos de ensino, mobilizada pelo projeto Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos.

A iniciativa passou por todas as 27 capitais do país e retorna, entre janeiro e março de 2015, por meio do projeto Democratizando e finalmente chega ao Extremo Sul baiano e a Itamaraju com vários pontos de exibição viabilizados através da Aldeia Cultural com entrada franca. Entre eles, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), Colégio São João Evangelista (CSJE)  e Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (COLEM). Parcerias como esta buscam as condições para ampliar as plateias da nossa região para que mais pessoas conheçam uma pequena amostra de nossa vasta cinematografia, representada este ano pelos filmes:

 A Vizinhança do Tigre, Affonso Uchoa, 95′

Cabra Marcado pra Morrer, Eduardo Coutinho, 119′

Pelas Janelas, Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos, 35′

Que Bom te Ver Viva, Lúcia Murat, 95′

Rio Cigano, Júlia Zakia, 80′

Sophia, de Kennel Rógis, 15′

A Mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio de: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Patrocínio: Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As exibições foram feitas no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães dia 9/03, Colégio São João Evangelista dia 10/03, Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB) 11/03 e encerrou no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FACISA) 13/03.

Para a diretoria da Aldeia Cultural, essa parceria com o Ministério da Cultura vai permitir que mais comunidades, cada qual com seu conjunto de moradores, possam participar com autonomia de encontros e situações para ver filmes e debater sobre eles.

No bojo dessa ação a ONG planeja incentivar a criação de Cineclubes como forma de ampliar e potencializar o acesso aos filmes, e minimizar algumas defasagens.  Além do sistema closed caption e audiodescrição todos os títulos da Mostra, apresentam legenda para cinco idiomas: árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro recebe alta após 19 dias internado

Ex-presidente tratava uma erisipela, uma espécie de infecção, na perna esquerda desde 4 de...

O que desejo para Bolsonaro

Faço votos para que Bolsonaro tenha de fato se recuperado e que deixe hoje...

CE: pai e madrasta que abandonaram criança são ouvidos e liberados

Reprodução 1 de 1 Imagem colorida de criança abandonada em beira de estrada no...

FAB suspende temporariamente coleta de água e roupas para o Rio Grande do Sul

A partir desta sexta-feira (17), a Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu temporariamente o recebimento...

Mais para você