InícioEditorialPolítica NacionalAlemanha vota PL para legalizar uso recreativo da maconha

Alemanha vota PL para legalizar uso recreativo da maconha

Proposta permitirá que adultos cultivem até 50g e portem até 25g de cannabis para uso próprio a partir de 1º de abril

O projeto de lei também estabelece regras para o cultivo e a distribuição não comercial de maconha por associações licenciadas; na imagem, pessoa segura folha de cannabis Crystalweed (via Unsplash) – nov.2020

Jessica Cardoso 23.fev.2024 (sexta-feira) – 6h00

O Bundestag –Parlamento da Alemanha, semelhante a Câmara dos Deputados no Brasil– realiza sessão nesta 6ª feira (23.fev.2024) para votar o projeto de lei 20/8704 que visa legalizar o uso recreativo da maconha no país. Eis a íntegra (PDF – 1 MB, em alemão).

Chamada de Lei da Cannabis ou CanG, a proposta foi apresentada pelo governo de coalizão alemão. O grupo é conhecido como Coligação dos Semáforos e é formado pelo partido de centro-esquerda SPD (Partido Social Democrata), do chanceler Olaf Scholz, o liberal FDP (Partido Democrático Livre) e a legenda de centro-esquerda os Verdes.

Se aprovado, o texto deve ser avaliado pelo Bundesrat, equivalente ao Senado brasileiro, a partir de 22 de março. A expectativa é de que a legislação entre em vigor até 1º de abril.

Caso isso se confirme, a Alemanha se tornará o 3º país da UE (União Europeia) a legalizar o cultivo pessoal e o porte de cannabis a adultos para fins recreativos, ficando atrás só de Malta e Luxemburgo.

Na Holanda, é permitida a venda de até 5g de maconha nos estabelecimentos conhecidos como “coffee shops” para consumo no local. No entanto, a cannabis não é legalizada no país, embora o porte de até 30g seja descriminalizado.

Na Alemanha, a regulamentação da maconha recreativa foi uma das grandes promessas da Coligação dos Semáforos. O plano foi apresentado em outubro de 2022, mas teve que ser mudado diversas vezes. Inicialmente, a proposta tratava da venda de cannabis. O tópico, porém, foi revisto porque poderia violar as leis da União Europeia sobre o assunto. A proposta também enfrentou críticas de partidos da oposição.

Em 16 de agosto de 2023, o governo alemão anunciou um esboço do projeto. No entanto, o texto foi alvo de divergências entre integrantes da coalizão e teve que ser alterado. Os líderes da coligação governamental chegaram a um acordo final em 1º de fevereiro.

O PROJETO DE LEI Atualmente, a cannabis é considerada uma substância ilegal na Alemanha e a posse é classificada como um crime passível de pena, como pagamento de multa ou prisão de até 5 anos. O uso da planta para questões medicinais é permitido mediante receita médica.

Com a CanG, a maconha será retirada da lista de substâncias proibidas na Lei de Narcóticos alemã. Além disso, o país permitirá, a partir de 1º de abril, que adultos com 18 anos ou mais cultivem e possuam até 25g de maconha para uso próprio.

A lei também estabelece regras para o cultivo e a distribuição não comercial de maconha por associações licenciadas pelo governo a partir de 1º de julho. Dentre elas, está a proibição da publicidade e qualquer forma de patrocínio a associações. A proposta também proíbe que os membros das associações de cultivo forneçam cannabis a terceiros.

Segundo o ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, a proposta tem o objetivo de reduzir o mercado ilegal e os crimes relacionados à maconha. Também visa reduzir o número de usuários.

“O consumo continuará proibido para os jovens e só será possível até certo ponto para os jovens adultos. Essa restrição é necessária porque a maconha é particularmente prejudicial ao cérebro ainda em desenvolvimento. […] O uso da cannabis será legalizado. Mas ele ainda continua sendo perigoso”, disse em comunicado divulgado em 16 de agosto de 2023.

OUTRAS MEDIDAS A proposta do governo alemão para regulamentar a cannabis recreativa foi desenvolvida em um modelo de 2 pilares. O 1º refere-se à Lei da Cannabis para permitir o uso pessoal e o cultivo privado e não comercial que será votado nesta 6ª feira (22.fev).

Já o 2º pilar visa regulamentar a venda de cannabis por negócios licenciados. A iniciativa ainda está sendo desenvolvida e um projeto de lei sobre o assunto deve ser apresentado à Comissão Europeia para apreciação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Tarcísio inaugura viaduto que liga Osasco à Rodovia Castello Branco

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou, neste domingo (19/5), o...

Mais para você