InícioEditorialPolítica NacionalCom a saída de Dino para o STF, nova reforma ministerial deve...

Com a saída de Dino para o STF, nova reforma ministerial deve acontecer no início de 2024

Conforme apurou a Jovem Pan News com interlocutores da secretaria-geral da presidência da República, as discussões sobre uma nove reforma ministerial ainda são “embrionárias”. A ideia do Palácio do Planalto é aproveitar a provável saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça para o Supremo Tribunal Federal (STF) para promover outras mudanças. Alguns nomes são cotados no lugar de Dino, como o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, a deputada federal delegada Adriana Accorsi (PT), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, e até da ministra do Planejamento, Simone Tebet. No momento, nenhum dos especulados confirma ter recebido convite para ocupar o cargo. Na esplanada dos Ministérios, uma das saídas consideradas como certas é a de Juscelino Filho, da pasta de Comunicações, por conta de supostos casos de corrupção.

Além disso, Rui Costa pode deixar a Casa Civil para ocupar a presidência da Petrobras no lugar de Jean Paul Prates. A gestão da estatal é questionada pelo governo nos bastidores, pois existe interesse do Executivo em ter mais controle sobre a política de investimentos da estatal. No lugar de Rui Costa, tem ganhado força o nome de Márcio França, que foi realocado anteriormente do Ministério de Portos e Aeroportos para a pasta das Micro e Pequenas Empresas.

Alexandre Padilha também pode perder o Ministério das Relações Institucionais. A ideia seria colocar um nome aprovado por líderes do chamado Centrão, como forma de melhorar a articulação política com o Congresso Nacional. Mudanças devem ocorrer no início de fevereiro, quando Dino assumirá a vaga no STF, caso seja aprovado pelo Senado Federal.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você