InícioNotíciasPolíticaMédico do Distrito Federal estava em avião que caiu no Amazonas

Médico do Distrito Federal estava em avião que caiu no Amazonas

O médico Roland Montenegro Costa (foto em destaque), 70 anos, aposentado do Hospital de Base do Distrito Federal, era um dos passageiros que estava no avião que caiu em Barcelos (AM), neste sábado (16/9). O cirurgião-geral e outras 13 pessoas morreram no acidente aéreo.

Roland era cirurgião do aparelho digestivo, considerado pioneiro dos transplantes na capital federal. Ele ainda atendia em consultório particular e operava em alguns hospitais de Brasília.

queda de avião barcelos

Avião transportava 14 pessoas; todas morreram Reprodução/BNC Amazonas

csm_aviao_caiu_em_barcelos_amazonas_foto_twitter_ac08436425

Entre os passageiros do avião havia turistas Reprodução/Twitter

Registro do avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas – Metrópoles

Avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas Divulgação

Roland Montenegro Costa médico

O médico brasiliense Roland Montenegro Costa, aposentado do Hospital de Base de Brasília, está entre as vítimas da queda do avião no Amazonas Reprodução/Instagram

dono de pousada no GO estava em avião que caiu no Amazonas 1

Gilcresio Salvador Medeiros, 74 anos, proprietário de pousada em Niquelândia (GO), está entre as vítimas de acidente aéreo Reprodução

dono de pousada no GO estava em avião que caiu no Amazonas

Gilcresio Salvador Medeiros, de 74 anos, vítima de acidente aéreo no AM Reprodução/Instagram

A confirmação da morte do cirurgião foi dada ao Metrópoles pelo presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho.

Veja a lista com os nomes dos passageiros do avião que caiu no AM

O médico nasceu em Viana (MA) e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele fez residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.

Entre 1991 a 1993 trabalhou e morou nos Estados Unidos, em Pittsburgh, estado da Pensilvânia, no maior centro de transplante multiorgânico da América do Norte, concluindo ali o treinamento em transplante hepático.

Entre 2000 e 2011, assumiu a chefia da Unidade de Cirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal, oportunidade em que criou e liderou uma equipe multidisciplinar de transplantes, que lhe permitiu realizar, com êxito, o primeiro transplante de fígado em Brasília.

Pai de quatro filhos, Roland coleciona em seu currículo homenagens diversas, como o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.

Pesca esportiva Os turistas que morreram a bordo do avião estavam no Amazonas para a prática da pesca esportiva. A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, durante coletiva de imprensa realizada na noite de hoje.

A aeronave havia saído de Manaus com destino a Barcelos, a cerca de 400 km da capital do Amazonas. Ainda não sabe a causa da queda, mas chovia no momento do acidente. No total, 14 pessoas morrreram, sendo 12 turistas, o piloto e o copiloto.

Além disso, o secretário ressaltou que os relatos são de que não teria havido pista suficiente para efetuar o pouso da aeronave no aeroporto de Barcelos, mas uma conclusão oficial depende das investigações. “O relato é de que não teve pista (suficiente) para pousar”, detalhou.

Almeida acrescentou que, a princípio, todos os passageiros eram turistas. Eles estavam no Amazonas para a prática de pesca esportiva, o maior atrativo de Barcelos (AM), destino final do vôo. Nesse esporte, o objetivo é pescar o peixe por diversão e, então, devolvê-lo à natureza, vivo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você