Falta de inteligência política dá nisso.
O Brasil ainda estava de ressaca com a tentativa de golpe do 8 de janeiro quando bolsonaristas tiveram a brilhante ideia de criar uma CPI para apurar o que esteve por trás do que acontecera.
Assistimos ao vivo e em cores bolsonaristas inconformados com a derrota do seu guia a destruírem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.
Com a CPI, os bolsonaristas esperavam mostrar petistas infiltrados em meio aos vândalos e o governo fazendo corpo mole para posar de vítima depois.
Na versão bolsonaristas, o golpe para derrubar Lula teria sido um golpe para manter Lula no poder e enfraquecer a oposição ao seu governo. Pode uma coisa dessas? Um autogolpe?
Os bolsonaristas ignoraram uma velha lição: só pede abertura de CPI quem tem certeza de que contará com a maioria de votos para conduzi-la e aprovar um relatório final ao seu gosto.
O relatório final da CPI que deverá ser aprovado hoje culpa Bolsonaro pelo golpe e mais 60 pessoas do alto escalão do governo passado, entre civis e militares.
Bolsonaro é acusado de três crimes: chefiar um complô contra a democracia; tentar rasgar a Constituição e virar a mesa para permanecer no poder.
Os pais da CPI estão desolados. Quem manda serem tão despreparados?